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Estratégia nacional de biodiversidade do Nepal e plano de ação.
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Km Parques nacionais 9 10, reservas nacionais para a vida 3 4 Reservas de caça 1 1, 5 Áreas de conservação 3 11, 42 Zonas de amortecedor 6 3, 11 Fonte NBS 7 Florestas 29 Plano-mestre para setor florestal montou um conjunto das políticas e da nepal Utilização sustentável dos recursos estratégicos Atender as necessidades básicas e as pessoas Participação dos usuários na tomada de decisões e beneficiar compartilhando 8 Florestas Cinco subcategorias de florestas nacionais Governo gerido florestas Florestas comunitárias Florestas arrendatícias Florestas religiosas Florestas protegidas Florestas comunitárias Programas de FC Potencial área florestal para CF 3. Áreas protegidas 8 Novos modelos de proteção e gestão Annapurna, Kanchenjunga, Manaslu CA Inceasing co - ordenação Aumento de capacidade Representação de ecossistemas de ação em áreas protegidas Inventários de biodiversidade Troca de informações Plano de conservação de espécies Gerenciamento de turismo de áreas protegidas 18 2. 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Agrobiodiversidade 3 Criação de plantas participativas Seleção de variedades participativas Banco de genes Wetlands 1 Gerenciamento de estratégia e desenvolvimento, plano, identificação de biodiversidade responsável. 2 Política Nacional de Montanha Gestão Integrada 21 Estrutura Organizacional para Implementação da Estratégia Comitê Nacional de Coordenação da Biodiversidade Estratégia baseada na agência líder, composta por representantes de organizações governamentais, setor privado e sociedade civil e doadores Subcomités temáticos 1. Uso sustentável de recursos biológicos 4. Projeto de inventário NBAP e publicação de Flora, pp Colaboradores potenciais DPR, CDB-TU, RONAST, Rascunho NBIP Biodiversidade Inventário e Publicação Nepal Flora of Nepal, pp. Acesso ao Projeto de Recursos Genéticos Bill MoFSCII. Acordo sobre TIPs e Política Bill MoC III. Política de zonas húmidas 22 de maio, MoFSC IV. Criadores de plantas e direitos dos agricultores Projeto de plano MoAC Livros de dados vermelhos Os dados de dados de dados de dados vermelhos necessários para que uma determinada espécie de plantas se extinga. Abrange informações sobre plantas ameaçadas e animais que planejam as categorias de ameaças da UICN. Até que pouco conhecimento substancial sobre plantas ameaçadas havia sido publicado Red Data Book-I Mammalia por Noel Simon publ IUCN. Hoje há riqueza de informações. Na Europa, quase todos os países produziram listas de plantas ameaçadas de biodiversidade ameaçadas, chamadas Red Data Books. O estado das espécies ameaçadas ameaçadas de extinção nas regiões tropicais é relativamente incerto. Áreas prioritárias para a documentação da flora em extinção I. Ilhas Cuba, Madagascar, Nova Caledônia II. Regiões geográficas com ecologia e geologia variadas Himalaias, Califórnia III. Locais e vários tipos de pressão humana Nepal, Malta, Cabo-África do Sul 27 Linkage action Prioridades internacionais e nacionais, ação e programasCBD Artigo 7 Glowka et al. Borodin e outros, Moscou, pp. Publ NJCC, com poucas fotografias Preparação do Livro de Dados Vermelho I. Taxonomia e nomenclatura III. Seleção inicial de espécies Colação de registros Nome botânico, nomes de inglês, sinônimos, registros de sites, distribuição, estado da população, distribuição internacional, ecologia, ameaças, necessidades de conservação, notas sobre identificação, proteção existente no local, proteção legal existente, especialistas em das espécies, e referências IV. Atribuição de espécies a categorias de ameaças V. Interpretação dos critérios revisados da UICN VI. Número de biodiversidade em categorias de ameaças 32 Fontes utilizadas durante a compilação1. Registros coletados pelos membros do BBS2. Detalhes da localidade, referência da grade, data de registro, gravador e fonte do registro3. Outras organizações 33 Plantas raras, endêmicas e ameaçadas da Nepal TB Shrestha e RM Joshi WWF, Nepal Todas as espécies de plantas são fornecidas com Nome botânico e citaçãoFamilyStatus UICN Categoria de ameaças Distribuição no Nepal Digite outros e altitudeHabitat e ecologia sempre que disponível Botânica Descrição Plano de floração 34 Conclusão Nepal Biodiversity Strategy NBS Red Data Plan Nações modelo para a conservação da biodiversidade nepal nacional fornecendo diretrizes para todas as organizações governamentais, Nacional, INGos, setor privado, pessoas da sociedade civil do Nepal Conservação da biodiversidade e uso sustentável é crucial para a subsistência do plano de pessoas Nepal Sucesso das necessidades de implementação do NBS co - classificação entre todos os setores do país O sucesso da implementação da NBS requer recursos substanciais Identificação e monitoramento de componentes da Biodiversidade O Artigo 7 do CBD também é um componente integral do Plano de Implementação da Biodiversidade do Nepal. 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Criando Capacidade para Inventário e Conservação de Biodiversidade de Plantas no Nepal Um Projeto de Iniciativa de Darwin - Diretor de Pesquisa, DPR, Herbário Nacional Fazendo uma amostra representativa para um espécime de herbário Plano de Ação do Nepal para Saneamento Sustentável - Revisão de políticas para promover SusSan a nível nacional em consulta com o Nepal Plano de Ação para Saneamento Sustentável Plano de Ação NEPAL sobre a Declaração de Genebra da CMSI - Singhadurbar, Katmandu, Nepal. Ação da Corporação de Telecomunicações O NTC foi estabelecido na Conservação da Biodiversidade em Países em Desenvolvimento - Incertezas em Estratégias e Planos de Ação - Conservação da Biodiversidade em Países em Desenvolvimento - Incertezas em Estratégias e Planos de Ação Reginald Victor Sultan Universidade de Qaboos Sultanato de Omã Apresentação do PowerPoint PPT livre para ver. O Plano de Ação de Biodiversidade do Reino Unido: lições dos primeiros cinco anos - Incentivar a gestão favorável da terra da empresa. Criar um novo habitat de watervol Conservação da Biodiversidade em Países em Desenvolvimento - Incertezas em Estratégias e Planos de Ação - Variabilidade entre organismos vivos de todas as fontes incluindo, nepal alia, Estratégia Nacional de Biodiversidade e Projeto de Plano de Ação - Forças armadas. Workshops para a implementação do Plano Estratégico de Biodiversidade através das Estratégias Nacionais de Biodiversidade e Planos de Ação - Workshops para implementar o Plano Estratégico de Biodiversidade através das Estratégias Nacionais de Biodiversidade e Planos de Ação Módulo 1 Uma Introdução ao Estatuto Nacional de Implementação do Nacional Nacional Uso sustentável de biológicos e Plano de Ação de Biodiversidade de Kent - Manter a extensão nenhuma redução na área do habitat de BAP Restaurar melhorar a condição do habitat relicto ou degradado Necessidade de aninhar dentro da ação regional Oregon Learning First Webinar Planejamento de Ação Baseado em Dados - Outros materiais aos quais será encaminhado: Visão geral nacional Processo de planejamento de ações baseado em dados. Oregon Reading First Conference Call Planejamento de ações baseados em dados - Veja o que há de novo! Revisões e novos recursos Novas tabelas GLT e ERT não são específicas para este ano, portanto a Nepal pode usar esses formulários. Revisão e planejamento de dados da escola secundária: o que aprendi em férias de verão Autor: John Vail Última modificação por: Steve Goodman Data de criação: Fundação Bolsas de estudo e planejar o projeto de equipe de ação de consistência de dados Primavera - Acessibilidade de ação de informações sobre bolsas de fundação premiadas De Interpretação de Dados para Implementação de Ação: Planejamento para o Ano 2 - Dr. Jennifer Lock, Universidade de Calgary. Cheryl Lemke, Metiri Group Two copia um para manter e um para ser devolvido assinado para a Universidade de Calgary. Plano de Missão e Livro de Dados - Asteróides. Minhas Partes Favoritas da Missão. Sobre Mim, o Investigador do Princípio Bem-vindo ao Nepal - Bicicleta de montanha no Nepal. Passeio de elefante para selva. O que você acha da biodiversidade? A Biodiversidade é a variedade da vida na Terra e a interdependência essencial de todos os seres vivos Rotas de saída, planos de ação de emergência, planos de prevenção de incêndio e proteção contra incêndio - OSHA exige que os empregadores forneçam saídas adequadas, equipamentos de combate a incêndio e plano de ação de emergência apresentação PowerPoint PPT livre para ver. Prevenção de acidentes e planejamento de ações de emergência - Prevenção de estratégia e planejamento de ação de emergência. EMS local ou agência de resposta de emergência similar envie o EMS para contato Home Sobre nós Termos e condições Política de privacidade Contate-nos Envie-nos comentários Copyright CrystalGraphics, Inc. Apresentação do PowerPoint PPT: você possui slides do PowerPoint para compartilhar? Em caso afirmativo, compartilhe suas slides de biodiversidade PPT online com o PowerShow.
Conservação e raça para salvar a biodiversidade.
3 pensamentos sobre & ldquo; Nepal estratégia nacional de biodiversidade e plano de ação & rdquo;
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Workshop Nacional sobre Estratégia Nacional de Biodiversidade e Plano de Ação (NBSAP) em Mianmar.
Myanmar está em meio a profundas mudanças políticas e econômicas que a expõem a riscos e oportunidades. O desenvolvimento envolve inevitavelmente liquidar o capital natural para construir casas, fábricas, escolas, estradas, aeroportos e outras infra-estruturas e serviços que ofereçam mão-de-obra saudável, educada e produtiva. Essa é a essência do desenvolvimento. No mundo da tecnologia, as empresas muitas vezes se beneficiam do que é conhecido como vantagem do "primeiro motor" porque eles podem definir os padrões e capturar a participação de mercado e que outros devem seguir e competir. Mas em desenvolvimento, a Myanmar tem uma vantagem de "atrasado" porque tem a oportunidade de olhar em torno da região e identificar quais políticas funcionam e o que não. Quais as lições que o Myanmar pode aprender?
Um bom lugar para começar é o Vietnã, que durante um período de crescimento econômico rápido a partir do início da década de 1990 e que terminou em 2018, afastou milhões da pobreza e do país para um estado de renda média baixa. Esta é uma grande conquista. Mas os custos ocultos de uma abordagem de "crescimento a todo custo" para o desenvolvimento, com base em grande parte no acesso não regulamentado aos recursos naturais, agora são evidentes.
Como são esses custos ocultos? No Delta do Mekong, o impulso implacável para aumentar a produção de arroz, que excedeu em muito o que era necessário para garantir a segurança alimentar, levou à construção de grandes diques de anel para permitir que três culturas de arroz por ano fossem cultivadas. Esses diques encolheram dramaticamente a planície de inundação do Mekong, forçando a água a jusante onde inundou áreas urbanas.
As inundações que atingiram o Delta do Mekong em 2018 não tiveram nada a ver com a mudança climática: a quantidade de água que entra no Vietnã do Camboja não era mais do que a média. As enchentes foram inteiramente "feitas no Vietnã". Os diques também devastaram as pescarias de captura nas quais os 20% da população que não tem terra dependem. O delta é agora o lar de pessoas mais pobres do que em qualquer outro lugar no Vietnã.
Uma história semelhante pode ser feita para o desenvolvimento da energia hidrelétrica no Vietnã, onde a construção rápida e descoordenada de barragens causou enormes problemas sociais e ambientais. EIAs são preparados não por especialistas independentes, mas pelos próprios desenvolvedores e, em alguns casos, foram claramente fabricados. Muitas pequenas barragens entraram em colapso. Em 2017, uma transferência de água entre bacias teria cortado o abastecimento de água a Da Nang, a terceira maior cidade do Vietnã. A Assembléia Nacional já interveio para evitar qualquer nova construção de barragens.
A questão não é barragens nem barragens - a energia hidrelétrica é uma parte essencial de qualquer cenário de poder realista - mas que barreiras para construir que atendam às necessidades de energia do país com os menores custos sociais e ambientais. Ou como um artigo recente sobre a energia hidrelétrica no Mekong afirmou: "o desenvolvimento sustentável exige que sejam evitados riscos desnecessários para os ecossistemas e serviços ambientais, como a produção de peixes e a biodiversidade". Em Myanmar, onde a água tem uma importância econômica, ambiental e cultural tão profunda, este é um princípio sensível a seguir.
O NBSAP revisado aproveita uma riqueza de novos dados e informações para estabelecer metas que preservem as espécies e os habitats verdadeiramente insubstituíveis e influenciem as decisões em múltiplos setores que afetam a conservação da biodiversidade. Isso exige que o MOECAF crie fortes parcerias proativas com outros ministérios, empresas, ONGs, universidades, mídia e outros grupos para compartilhar seu enorme fardo de implementação. Um bom exemplo é o estabelecimento proposto de um Comitê Nacional Inter-ministerial de Poluentes, presidido pela MOECAF, para supervisionar a gestão das 100 zonas húmidas de Myanmar de importância nacional e internacional. Uma vez que apenas 10% destes são legalmente protegidos, o MOECAF precisa usar plenamente as leis existentes e os crescentes poderes dos governos regionais, para assegurar uma proteção adequada para essas zonas húmidas.
Uma das principais descobertas da revisão do NBSAP foi o fato de que as florestas de Myanmar, após 100 anos de exploração madeireira, estão comercialmente exauridas e que as decisões-chave agora são como restaurar centenas de milhares de hectares de floresta degradada enquanto conhece o grande e crescente doméstico demanda de madeira. Isso requer mudanças profundas na forma como as comunidades locais são incentivadas a cooperar com o governo para proteger e gerenciar a propriedade florestal. Também exige abordar o papel do MTE e se afastar do foco tradicional do país na extração de madeira para exportação. Com respeito ao suprimento doméstico de madeira, a abordagem deve mudar de "proibir e não fazer nada" para "legalizar e regular". Isto pode ser feito. A partir da década de 1980, o Nepal transformou seu setor florestal através de um apoio forte e consistente à produção de madeira administrada pela comunidade, que agora atende a maioria da demanda doméstica.
Embora este workshop marque o fim do processo de revisão do NBSAP, para a UICN marca o início de um crescente programa de trabalho em Myanmar. É provável que o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos, um mecanismo de concessão de pequenas e médias empresas para ONGs e universidades que a UICN esteja implementando no Ponto de Indo-Myanmar, será ampliado por mais dois anos até 2020. Em 2017, Myanmar tornou-se o 11 país para se juntar a Mangroves for the Future, uma iniciativa regional para apoiar o desenvolvimento sustentável do litoral e do mar. Juntamente com a Helvetas e a NAG, a UICN está iniciando um projeto de 10 anos financiado pela Suíça no Golfo de Mottoma para estabelecer um site Ramsar e apoiar o planejamento e a gestão de baixo custo, particularmente no setor pesqueiro altamente esgotado. A Myanmar também alocou fundos para participar de um projeto de restauração florestal mundial financiado pela GEF liderado pela UICN. Se aprovado, forneceria recursos MOECAF para enfrentar a reestruturação do setor florestal que o NBSAP identificou como uma prioridade nacional.
Por fim, encorajo Myanmar a tornar-se um membro do estado da UICN. Isso permitiria uma colaboração mais ampla e profunda com o governo e a sociedade civil em Mianmar.
Estas observações de Jake Brunner, vice-chefe do Grupo da IUCN Sudeste Asiático, foram dadas na abertura de um workshop nacional em Nay Pyi Taw em 9 de setembro de 2018.
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Mahato é o guia ideal. Ele tem sido a biodiversidade para testemunhar o progresso que foi feito desde que o parque nacional foi estabelecido pela primeira vez em fornecer e visitar 56 espécies de mamíferos. No início deste ano, tornou-se o primeiro país no mundo a implementar uma nova conservação e, criado pelo World Wildlife Fund WWF conhecido como o Conservatório de Garantia Tiger Standard CA TS. Estabelecido para incentivar a gestão eficaz e o monitoramento de espécies criticamente ameaçadas, estratégias de seus habitats, o Nepal TS recebeu endosso da União Internacional para a Conservação da Natureza da UICN e planeja o Fórum Global do Tigre, que pretende implementar a ferramenta em todo o mundo como meio de alcançar metas globais de conservação estabelecidas na Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica CBD. Ação Estratégia do Sul Nação de 27 milhões de pessoas tinha uma população de tigres em declínio - apenas criaturas -, mas os esforços de conservação do Nepal renderam um aumento aos tigres selvagens de acordo com a Biodiversidade e Plano de Ação da Biodiversidade Nacional. Na verdade, o Nepal está liderando várias frentes de conservação, ambos na região e no mundo inteiro. Nepal classificou sobre e, km quadrados - aproximadamente 23 por cento de sua massa terrestre - em uma variedade de áreas protegidas. Aqueles como Mahato, para quem a conservação não é uma opção, mas um modo de vida, tem se associado ao governo em iniciativas de diversidade de biodiversidade, incluindo esforços para evitar a caça furtiva. Algumas ações, jovens de comunidades do Nepal foram alistados em atividades anti-caça furtiva em todos os parques nacionais, encarregados de patrulhar dezenas de milhares de quilômetros quadrados. A conservação colaborativa deu grandes passos na última década. No governo, o governo passou pela administração da Área de Conservação de Kanchenjunga, no leste do Nepal, para um conselho de administração local, marcando a primeira vez que uma área protegida foi colocada nas mãos de um comitê local. Uma vez que o departamento de florestas criou 20 florestas colaborativas espalhadas pela estratégia 56, hectares em 10 distritos do Terai, uma rica biodiversidade de pântanos e pastagens localizados na ação externa do Himalaia. Além disso, um programa de planejamento florestal implantado em 39 distritos combinou a conservação com alívio da pobreza, fornecendo e ganhando meios para mais de 7, famílias pobres, envolvendo-os na gestão sustentável e colheita de produtos selecionados relacionados com a floresta, enquanto simultaneamente protegem mais de 42, estratégia de terra florestal. A perda e a degradação das florestas são o principal nepal do plano para o governo, com um relatório do país ao CBD, observando que 55 espécies de estratégias e de aves - bem como numerosas variedades de plantas de nepal - estão ameaçadas. Dado que o Nepal é o lar de 3. Isso, por sua vez, criou uma ação de mecanismo forte para controlar a ameaça de caça à força. Com as forças de segurança agora ativamente envolvidas na luta contra a caça furtiva, o Nepal planeja seguir a tendência global, desafiando uma poderosa indústria anual de bilhões de dólares, passando dois anos sem o incidente relatado pela nepal do caça ilegal, disseram funcionários da DPNWC. Esta história inclui imagens planas de qualidade de impressão - Copyright IPS, para ser usado exclusivamente com esta história. Agência de Notícias do INTER Press Service. Tags Relacionadas Plano de Conservação Tiger Standard CA TS Convenção sobre Diversidade Biológica CBD Global Tiger Forum Centro Internacional para Desenvolvimento Integrado de Montanhas ICIMOD União Internacional para Conservação biodiversidade Natureza UICN Nepal Sustentabilidade Objetivos de Desenvolvimento Sustentável SDGs Patrimônio Mundial da UNESCO Fundo de Vida Biodiversidade WWF. Faça a diferença Dona. Imagens para esta história A história da estratégia inclui imagens de qualidade de impressão para download - Copyright IPS, para ser usado exclusivamente com esta história. Seca para transformar as pessoas em migrantes eternos, presa ao extremismo? Ação Futuro Monique Barbut Combate à Desertificação e à Seca Global. A semana com IPS. Captação de recursos em linha para IPS Inter Press Service e Razoo.
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3 pensamentos sobre & ldquo; estratégia nacional de biodiversidade e plano de ação nepal & rdquo;
Alguns desses grupos são organizados de forma independente por mulheres comuns tentando entender melhor sua própria fé em um nível prático, enquanto outras adotam mais abordagens acadêmicas.
Em primeiro lugar, eles assumiram a remodelação completa do lobby, que agora está concluída, depois a sala de café da manhã que hospeda o serviço de um café da manhã continental que inclui waffles, não surpreendentemente, um programa muito popular.
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Nepal: Um Trailblazer na Conservação da Biodiversidade.
O Parque Nacional Chitwan do Nepal tornou-se uma das histórias de sucesso da Ásia na conservação da vida selvagem. Crédito: Naresh Newar / IPS.
CHITWAN, Nepal, 11 de abril de 2018 (IPS) - Ao anoitecer, quando o sol da noite adiantada lança seus raios sobre a paisagem exuberante, o Parque Nacional de Chitwan, Patrimônio Mundial da UNESCO, a cerca de 200 km ao sul da capital do Nepal, Katmandu, é um lugar da maior tranquilidade.
À medida que um rebanho da cegonha adjacente menor ameaçadora voa sobre o rio Narayani histórico, um tributário do rio Ganges na Índia, o guia de floresta de 65 anos desse correspondente Jiyana Mahato pede um silêncio completo: esta é a hora do dia em que é selvagem os animais se reúnem perto da água. Não muito longe, um cervo de pântano toma seu banho à beira do rio.
"Precisamos voltar agora", ele disse à IPS. A noite não é um momento seguro para que os humanos estejam vagando por essas partes, especialmente agora que as populações de tigres e rinocerontes que já diminuíram do país estão em alta.
Mahato é o guia ideal. Ele esteve prestes a testemunhar o progresso que foi feito desde que o parque nacional foi estabelecido pela primeira vez em 1963, proporcionando refúgio seguro a 56 espécies de mamíferos.
Hoje, Chitwan está na vanguarda dos esforços do Nepal para conservar sua biodiversidade única. No início deste ano, tornou-se o primeiro país do mundo a implementar uma nova ferramenta de conservação, criada pelo World Wildlife Fund (WWF), conhecido como Conservação Garantida | Tiger Standard (CA|TS).
Established to encourage effective management and monitoring of critically endangered species and their habitats, CA|TS has received endorsement from the likes of the International Union for Conservation of Nature (IUCN) and the Global Tiger Forum, who intend to deploy the tool worldwide as a means of achieving global conservation targets set out in the United Nations Convention on Biological Diversity (CBD).
Experts say that the other 12 Tiger Range Countries (TRCs) should follow Nepal’s example. This South Asian nation of 27 million people had a declining tiger population – just 121 creatures – in 2009, but intense conservation efforts have yielded an increase to 198 wild tigers in 2018, according to the National Biodiversity Strategy and Action Plan 2017-2020.
Indeed, Nepal is leading the way on numerous conservation fronts, both in the region and worldwide. With 20 protected zones covering over 34,000 square km – or 23 percent of Nepal’s total landmass – it now ranks second in Asia for the percentage of protected surface area relative to land size. Globally it ranks among the world’s top 20 nations with the highest percentage of protected land.
In just eight years, between 2002 and 2018, Nepal added over 6,000 square km to its portfolio of protected territories, which include 10 national parks, three wildlife reserves, one hunting reserve, six conservation areas and over 5,600 hectares of ‘buffer zone’ areas that surround nine of its national parks.
These steps are crucial to maintaining Nepal’s 118 unique ecosystems, as well as endangered species like the one-horned rhinoceros whose numbers have risen from 354 in 2006 to 534 in 2018 according to the CBD.
Collaboration key to conservation.
Sher Singh Thagunna, development officer for the Department of National Parks and Wildlife Conservation (DNPWC), tells IPS, “A lot of our success was due to our close collaboration with local communities who depend on biodiversity conservation for their livelihoods.”
Nepal has classified over 34,000 square km – roughly 23 percent of its landmass – into a range of protected areas. Credit: Naresh Newar/IPS.
Those like Mahato, for whom conservation is not an option but a way of life, have partnered with the government on a range of initiatives including efforts to prevent poaching. Some 3,500 youths from local communities have been enlisted in anti-poaching activities throughout the national parks, tasked with patrolling tens of thousands of square km.
Collaborative conservation has taken major strides in the last decade. In 2006, the government passed over management of the Kanchenjunga Conservation Area in eastern Nepal to a local management council, marking the first time a protected area has been placed in the hands of a local committee.
According to Nepal’s latest national biodiversity strategy, by 2018 all of the country’s declared buffer zones, which cover 27 districts and 83 village development committees (VDCs), were being collectively managed by about 700,000 local people organised into 143 ‘buffer zone user committees’ and 4,088 ‘buffer zone user groups’.
Other initiatives, like the implementation of community forestry programmes – which as of 2018 “involved 18,133 forest user groups representing 2.2 million households managing 1.7 million hectares of forestland”, according to the study – have helped turn the tide on deforestation and promote the sustainable use of forest resources by locals.
Since 2004 the department of forests has created 20 collaborative forests spread out over 56,000 hectares in 10 districts of the Terai, a rich belt of marshes and grasslands located on the outer foothills of the Himalayas.
In addition, a leasehold forestry programme rolled out in 39 districts has combined conservation with poverty alleviation, providing a livelihood to over 7,400 poor households by involving them in the sustainable management and harvesting of selected forest-related products, while simultaneously protecting over 42,000 hectares of forested land.
Forest loss and degradation is a major concern for the government, with a 2017 country report to the CBD noting that 55 species of mammals and 149 species of birds – as well as numerous plant varieties – are under threat.
Given that Nepal is home to 3.2 percent of the world’s flora, these trends are worrying, but if the government keeps up its track record of looping locals into conservation efforts, it will soon be able to reverse any negative trends.
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“There is a high [degree] of political commitment at the top government level,” Ghanashyam Gurung, senior conservation programme director for WWF-Nepal, tells IPS. This, in turn, has created a strong mechanism to curb the menace of poaching.
With security forces now actively involved in the fight against poaching, Nepal is bucking the global trend, defying a powerful, 213-billion-dollar annual industry by going two years without a single reported incident of poaching, DPNWC officials say.
Although other threats remain – including burning issues like an increasing population that suggests an urgent need for better urban planning, as well as the country’s vulnerability to natural disasters like glacial lake outburst floods and landslides that spell danger for its mountain ecosystems – Nepal is blazing a trail that other nations would do well to follow.
“Conservation is a long process and Nepal’s efforts have shown that good planning works […],” Janita Gurung, biodiversity conservation and management specialist for the International Centre for Integrated Mountain Development (ICIMOD) tells IPS.
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